O III Seminário Paulo Freire, reunirá universitários (as) do Campus XI além de contar com a presença de profissionais de outras áreas. Para assim durante o evento debatermos questões relacionadas às perspectivas Freireanas e suas contribuições para a uma Educação Pública e de qualidade na contemporaneidade.
O Diretório Acadêmico de Pedagogia entende que um seminário desse porte torna-se relevante para a formação dos graduandos. Isto porque, além de pretender agregar seguimentos da comunidade Acadêmica e externa possibilitará discussões que tem como pressuposto ultrapassar as paredes da sala de aula e conseqüentemente proporcionará uma construção Dialética, o que propõe a fuga das “garras” da educação meramente bancaria a qual segundo Freire (1996), entende por educação adquirir conhecimento e armazenar informações.
Dessa forma, o III Seminário Paulo Freire Promovido pelo DAPe (Diretório Acadêmico de Pedagogia), Gestão Renovação, objetiva discutir a relevância de temas proposto por Paulo Freire e outros sujeitos sociais acerca da transformação social e em contra partida da situação da qualidade da Educação Pública, não perdendo de vista as discussões em trono dos programas, das políticas publicas e das reformas, a exemplo do PNE (2011-2020); ENEM; ENADE; REUNI; PROUNI, etc.
Propomos estas discussões por entender que “a educação é inevitavelmente uma prática social que por meio da apreensão de tipos de saberes, constrói tipos de sujeitos sociais” (BRANDÃO, 1995, p.71). Pressuposto este que concebe a Educação como não neutra, pois o sistema de ensino é direcionado por interesses políticos como afirma o próprio Freire qualquer ato educativo é inerentemente humano, portanto político.
Cientes da impossibilidade da neutralidade, é que propomos o tema: “Educação como ação transformadora: um olhar sobre a Educação Pública”, como intenção de fomentar nos futuros profissionais da educação o debate e a socialização de experiências para a construção do conhecimento pedagógico.